Cinco da Tarde: luto e amizade em filme delicado

O novo longa do cineasta Eduardo Nunes, “Cinco da Tarde”, mostra o encontro entre duas jovens vizinhas durante o luto. Estrelado por Bárbara Luz e Sharon Cho, o filme acompanha Anabel e Meiko, que, apesar da proximidade física, vivem isoladas em seus próprios processos de perda.
Anabel tem 17 anos e acaba de perder a avó, com quem morava. A morte rompe sua principal relação afetiva e toda a estrutura prática da sua vida. Sem saber se permanece sozinha no apartamento ou retorna para a casa da mãe, ela entra em um período de suspensão. No mesmo prédio vive Meiko, uma jovem reservada que trabalha em uma floricultura. As duas quase não se conhecem, mas um encontro casual inicia uma aproximação silenciosa.
A perda da avó deixa Anabel sem direção. Ao longo dos dias, ela percebe que conhecia menos sobre aquela mulher do que imaginava. Em conversas com Meiko, surge uma culpa tardia: a sensação de que, enquanto conviveram, ela pouco perguntou sobre os desejos e histórias da avó. Eduardo Nunes prefere trabalhar o desconforto através dos silêncios, dos espaços vazios e dos pequenos gestos cotidianos.
Sem conseguir permanecer sozinha no apartamento e recusando voltar para a casa da mãe, Anabel passa um período hospedada na casa da vizinha. Meiko começa a revelar partes de sua própria trajetória. Ela conta que não possui lembranças do pai e que também enfrentou a perda da mãe. As duas jovens constroem uma relação baseada em companhia, não em respostas. Existe apenas o reconhecimento mútuo de que algumas ausências permanecem.
A fotografia em preto e branco amplia a sensação de suspensão e enfatiza os estados emocionais das personagens. A composição dos enquadramentos valoriza os vazios e as distâncias. Os diálogos são econômicos e grande parte do que o filme deseja comunicar está nos olhares, nas pausas e nas reações. “Cinco da Tarde” estreia nos cinemas em 18 de junho.
Ficha técnica do filme
“Cinco da Tarde” é uma ficção brasileira de 125 minutos, lançada em 2026. A direção e o roteiro são de Eduardo Nunes. O elenco conta com Bárbara Luz e Sharon Cho. A produção executiva é de Izabella Faya, Fernanda Reznik e Rodrigo Areias. A direção de fotografia é de Mauro Pinheiro Jr. O figurino é de Luciana Buarque. A montagem é de Flávio Zettel. A música é de Paulo Furtado. O desenho de som é de Pedro Marinho. A mixagem é de Maurício D’Orey. A produção é da 3 Tabela Filmes, com coprodução da Bando à Parte e distribuição da 3 Tabela Filmes.